Como converter gordura em músculo: uma nutricionista tem a resposta

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É comum ouvir que, para transformar a gordura em músculo, temos de realizar uma determinada dieta ou rotina de exercícios para alcançá-lo, mas a realidade é que este objetivo se torna impossível, já que são dois tecidos diferentes e um não pode se transformar em outro, nem vice-versa.


Mas o que podemos conseguir com atividade física e uma alimentação específica, é que o tecido gorduroso seja utilizado como fonte de energia para lhe proporcionar um maior estímulo das fibras musculares e para que aumentem de tamanho, vendo no nosso corpo como a quantidade de gordura diminui e o músculo se torna mais visível. Falamos com Daniela Espíndola, Licenciada em Nutrição e nos deu as melhores dicas para isso.


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Dieta para ganhar massa muscular


Para a profissional, a alimentação deve ser:



  • Baixa em gordura (mas não sem gorduras): gorduras saudáveis de tipos omega, que são as que encontramos em óleos, nozes, gema de ovo e abacate, por exemplo.

  • Alta em proteínas (sempre respeitando as recomendações adequadas para cada pessoa ): este nutriente encontrado em carnes, ovos, queijos magros, frutos secos, entre outros.

  • Com um bom aporte de carboidratos: os que encontramos, por exemplo, os cereais como o arroz, macarrão, pães, massas, legumes. Sempre que respeitar as quantidades adequadas para cada um, é o suficiente. Não há que pensar em deixar de consumir “farinhas”, ou qualquer alimento fonte de carboidratos, já que este nutriente é o que nos vai fornecer energia extra para permitir fazer mais atividade física e ter um melhor desempenho.

  • Completa em vitaminas e minerais: este é um ponto do qual não se costuma falar. No entanto, é importante que haja um bom aporte de vitamina C, vitaminas do complexo B, magnésio, potássio, ferro e cálcio, já que deles depende o bom funcionamento do metabolismo na queima de gorduras.

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Quais alimentos evitar?


Daniela explica que, principalmente, há que evitar o consumo excessivo ou muito freqüente os seguintes alimentos:



  • Alimentos com muita gordura e açúcar, como bolachas comerciais comuns doces e salgadas

  • Refeições delivery, como pizzas, tortas e bolos.

  • Guloseimas e lanches salgados, como batatas fritas e amendoins salgados.

  • Frios gordurosos e todos aqueles alimentos que não nos disponibilizarem os nutrientes necessários.

Da mesma forma, esclarece que, embora seja importante cuidar de si mesmo e tentar evitar consumir esses alimentos de forma muito frequente e, em excesso, também há que ser racionais:


pequeno-almoço rico e saudável não custa nada1


Como seria uma dieta ideal?


Para a nutricionista não existem alimentos ideais, mas que é a alimentação, no seu conjunto, o que ajuda ao sucesso. Mas o que sim é importante, é fazer as 4 refeições diárias, com uma frequência de horário de 3 ou 4 horas de diferença entre cada uma delas: café da manhã, almoço, lanche e jantar.


E, por sua vez, que essas refeições sejam completas, ou seja, que forneçam carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e um pouco de gordura.


Quais são os exercícios que devemos fazer?


Rotinas que combinados exercícios aeróbicos de alta intensidade com exercícios de força, de forma a queimar gordura e formar mais fibra muscular.


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O que devemos comer antes de fazer atividade física?


É comum pensar que ao começar uma atividade física, devemos fazer uma alimentação específica, antes ou depois do treino, mas a profissional explica que não precisamos de todos o mesmo, já que sempre depende do objetivo de cada um, de como é a sua alimentação em geral, do horário de treino, a distância de horário entre a última refeição e o início da atividade, ou do tempo e da intensidade de treinamento. Razão, portanto, que o ideal é que saibamos que nem tudo é para todos e que é sempre melhor fazer uma consulta a um especialista.


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