10 dicas para reduzir as calorias de cada refeição

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Não podemos recluirnos nesta época do ano. Mas o que nós podemos fazer é tomar pequenos truques que nos ajudam a que as refeições que fazemos são menos calóricas e temos de enfrentar essas semanas sem nos aperte o botão da calça. Pergunte aos especialistas e estas são as 10 dicas que nos deram para tentar comer sem renunciar a nada, mas sem fugir ao controle da balança.

Não engordes em Natal

Foto: TELVA


O Doutor Elias do Rio, de Hedonai, nos dá 5 dicas básicas para tentar não pegar peso nestes jantares e refeições tão abundantes:

Truques para não engordar com as grandes compulsão alimentar.

1. Não pular nenhuma refeição. O que mais engorda das refeições, é o lanche do pão prévio e a sobremesa, então você tem que conseguir comer “comida”. É fundamental um pequeno-almoço completo e algo de fruta ou um chá a meio da manhã e a meio da tarde.


2. Evita a prisão de ventre. Bebe bastante água ao longo do dia, e tome cada dia 1 kiwi, 2 tangerinas ou 1 laranja na peça.


3. Evite excessos. Limita os excessos exclusivamente para os dias de festa (noite de Natal, Natal, Ano novo, Ano Novo e Reis), e não os colocar aos dias restantes que ficam entre um e outro festivo.


4. Monitora o hidrato. Deixar o pão apenas para o café da manhã, assim você poderá comer o que tiver no prato, sem deixar de lado as batatas, o arroz e os legumes. O que está claro é que tudo não pode, tem que comer de tudo, mas não há que comê-lo todo.


5. O álcool. Beber álcool e fazer dieta não é compatível tanto que sempre que tenha álcool, faz com que seja vinho. O vinho, a cerveja e cidra são as bebidas alcoólicas com menor graduação de álcool, as que menos engordam e que, mesmo tomadas com moderação, são benéficas.

Come de tudo, mas em pequenas quantidades.

Graciela Moreira, especialista em nutrição e cozinha de PronoKal Group, nos dá algumas dicas para tentar controlar o apetite e reduzir o número de calorias por refeição:


6. Servir com pouca quantidade e não repetir. Escolher alimentos e preparações mais saudáveis possíveis, com poucas gorduras e açúcares. Devemos servir os alimentos seguindo este conselho: divida o prato pela metade, lá colocaremos as saladas ou guarnições vegetais, a outra metade a dividimos em duas, coloque a carne, peixe, frutos do mar etc., e na outra, as batatas, cereais ou legumbres.De forma que haja representação dos três grandes grupos, nas quantidades necessárias, deixando a maior para as verduras.


7. Um truque na hora de cozinhar. Para economizar calorias recomendamos: substituir as natas muito gordas, para a elaboração de molhos por iogurte ou leites evaporadas. Usar óleos, vinhos desengordurados na hora de cozinhar vegetais ou carnes. E, finalmente, substituir as frituras por cozinhar no forno.


8. Alterar as sobremesas por ir fazer uma caminhada ou atividade em grupo. Fazer alguma atividade fora como uma caminhada ou atividade em grupo pode ajudá-lo a continuar a desfrutar do tempo em família, mas sem fazer com que a mesa seja eterna.

Divide o prato para comer de tudo em sua justa medida.

9. Muito cuidado com os doces de Natal. São alimentos muito calóricos, opta por uma camada cremosa de chocolate preto, sem açúcares adicionados, você vai economizar em uma porção (de não mais de 25-30g) cerca de 40-50 kcal.


10. Não vá com fome para as refeições. Antes de participar poderíamos tomar uma salada ou um caldo, assim poderemos escolher melhor os alimentos do menu. Se você não está com fome, pelo menos, tomar um copo grande de água.